Segundo a organização mundial de saúde, o sedentarismo ou a falta de hábito de praticar exercícios físicos é mais prejudicial à saúde do que a obesidade, só perdendo para o tabagismo. Tanto é que em 1992 a American Heart Association passou a considerar o sedentarismo como fator de risco importante para a doença arterial coronariana.

Segundo o Dr. Cláudio Elache, Médico do trabalho da Amsted Maxion, quem acha que precisa virar atleta para combater o sedentarismo está enganado. Não é preciso muito exercício para ganhar saúde, basta trinta minutos de atividades físicas por dia, cinco vezes por semana. E essa cota pode ser dividida em blocos de dez minutos. Por exemplo, caminhar até a padaria pela manhã, até o restaurante na hora do almoço e descer um ponto de ônibus antes, na volta para casa.

O sedentarismo está também relacionado à má postura; o fato do sedentário ficar muito tempo sentado contribui para enfraquecer a musculatura. Se você trabalha sentado, deve jogar o quadril para trás e apoiar as costas na cadeira, que deve estar próxima a mesa. Alertam ainda os especialistas: posturas erradas, como dobrar as costas para elevar um objeto pesado, devem ser evitadas. O certo é agachar-se, dobrando os joelhos.